quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coisinhas do dia - Jobs Vs Linux; mais uma lei de renováveis no Congresso; reciclagem de eletroletrônicos

Primeiro: Steve Jobs Vs Linux - Linux faz 20 anos hoje, o dia depois que Jobs declara aposentadoria. Quem foi mais influente? Citando (tradução livre): jobs mostrou para o mundo que pode acontecer quando um visinário tarado por detalhe e uma equipe técnica foca em uma meta. Linuz mostrou para o mundo o que pode acontecer quando você escancara as portas para qualquer contribuir.

Jobs has shown the world what a visionary with attention to detail and a world-class technical team can accomplish when focused on a goal. Linux has shown the world what can be accomplished when you throw open the doors and allow anyone to contribute.

Veja o artigo completo aqui (em inglês).


Segundo: O deputado Penna (PV-SP) propôs uma lei que implementa um plano de desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética e cria um fundo para para financiar este setor que terá origem em compensações financeiras pagos pelo setor petróleo, mineração, das barragens hidrelétricas, créditos de carbono, doações e outras fontes. A lei foi divulgada hoje e nem começou a tramitar. Tratarei do assunto em breve neste blog. Parece bem interessante, mas, diga-se de passagem, um rápida leitura mostra que existem já outras leis sobre o mesmo assunto tramitando: uma sobre microgeração e com certeza algumas sobre produção de biodiesel da agricultura familiar.

Terceiro: A cidade de São Paulo e a associação das empresas de coleta de resíduos e limpeza urbana (Abrelpe) firmaram um acordo para montar dois centros de 'logística reversa' para o setor de eletrônicos. Não há detalhes. Já solicitei informações e estarei em breve colocando a informação na rede. Como todas as iniciativas na cidade de São Paulo deste tipo, elas nunca são suficientemente claras para fazer a diferença. Existem já pontos de coleta de eletroeletrônicos na cidade. Existem urnas das próprias das empresas, mas a qualquer momento que andamos na cidade vemos o lixo eletrônico na forma de carcassas de TVs, de computadores, de monitores, celulares etc.

Quarto: Falando em reciclagem de celulares, sugiro aqui o programa do nosso companheiro Guilherme Brammer (Inovação Verde e Terracycle), com participação de outro companheiro 'verde', Fabiano Facó, entrevistando o responsável pelos programas de sustentabilidade e reciclagem da Nokia. Bem interessante. Escutem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário